Powered By Blogger

Brasão do G.E. Caá-Yari

Brasão do G.E. Caá-Yari
Brasão do G.E. Caá-Yari

Quem somos nos

Minha foto
Canoinhas, Santa Catarina, Brazil
Desenhista, fotografo, escritor, estudante ... artista ,mas, nada profissional ... bem, isso ai é que tem pra hoje!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PIONEIRIAS

Pioneirias


Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.  
Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneirias sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete. Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneiria, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneiria e a limpeza do local.

Criada a necessidade de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneirias é assunto da auto-educação porque da formação e proporciona uma abundancia de satisfações.  
A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para o próprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário